Projeto Resumo

  • Respondendo ao aumento da insegurança e criminalidade na Europa, CANVAS é um projeto pioneiro que combina o desafio de especialização inteligente das TIC aplicadas às indústrias criativas, com o desafio societal de construir cidades mais seguras e inclusivas.

     

    O projeto suporta importantes agendas relativas às Cidades Seguras e à Coesão Social ao impulsionar a terceira geração da Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano e Planeamento (CP-UDP ou CPTED), promovendo parcerias comunitárias e avanços na modelação criminal suportados pelas TIC.

     

    Fomentando parcerias inovadoras entre academia, administração, polícia, artistas e comunidade (focando os NEET) em bairros de três cidades portuguesas, CANVAS é um grande passo em frente ao assumir uma abordagem holística relativamente ao crime e à exclusão social, enfatizando a espacialidade e a socialidade.

     

    Baseado nos conceitos de concentração criminal, estigmatização territorial e policiamento inteligente, desenvolver-se-á um pioneiro sistema de apoio à decisão em base SIG que poderá ser aplicado por autoridades locais e forças policiais para perceber padrões espaciais de comportamento, crime e insegurança, bem como testar cenários de requalificação urbana e sociocultural.

     

    Igualmente, seguindo os conceitos de planeamento/policiamento comunitário, eficácia coletiva e arts-in-action, capitalizar-se-á no potencial do capital cultural como catalisador de sentimentos de pertença nos jovens, ajudando-os a lidar com, e consequentemente prevenir, a violência e a insegurança.

     

    Trabalhando com artistas locais, serão desenvolvidas iniciativas de prevenção-em-ação. Com recurso às humanidades digitais, produzir-se-ão mapas cognitivos de insegurança e do impacto socio-espacial das transformações culturais, enquanto através da criação de outputs culturais fomentar-se-á a integração social e um compromisso de prevenção.

     

    Posteriormente, alimentado por uma base de dados georreferenciada de variáveis criminais, socioeconómicas, morfo-funcionais e cognitivas, o SAD irá gerar importante conhecimento sobre as causas socio-urbanísticas que podem levar a locais inseguros. Uma app e um painel digital de monitorização CP-UDP potenciarão as valências de decisores e cidadãos.

     

    Ao combinar CP-UDP com regeneração cultural; ciências geosociais com uso avançado das TIC e ao promover parcerias entre comunidades, atores não governamentais e instituições, o projeto desenvolverá respostas urbanísticas, socioculturais e artísticas que reduzirão a estigmatização social, a insegurança, o crime e a violência.

     

    CANVAS preenche uma importante lacuna na investigação científica ao apresentar a combinação de ferramentas territoriais inteligentes de planeamento, geografia e sociologia como alternativas efetivas, sustentáveis e humanas às respostas tradicionais; produzindo evidência científica, dinâmicas sociais de longa duração e soluções altamente replicáveis que suportam o planeamento municipal, levando a ambientes mais seguros e atrativos.

     

    Cidades Seguras

    Policiamento Inteligente

    Regeneração Sociocultural

    Culturas Juvenis Urbanas

  • Área Científica

     

    Área Científica Principal:
    Ciências Sociais -> Geografia Económica e Social -> Estudos Urbanos (Planeamento e Desenvolvimento)

     

    Área Científica Secundária:
    Ciências Sociais -> Sociologia -> Sociologia