Equipa

Equipa de Investigação

  • Miguel Saraiva

    Investigador Responsável

    CEGOT / FLUP

    Doutorado em Engenharia Civil – Planeamento do Território e Ambiente, e Professor Auxiliar da UP. Investigador do CEGOT nos domínios, entre outros, da prevenção da criminalidade e da coesão territorial. Foi membro do Management Committee da TUD COST Action TU1203 – Crime Prevention through Urban Design and Planning.

  • Paula Guerra

    Co-investigador Responsável

    IS-UP / FLUP

    Socióloga, professora e investigadora da UP. Membro Integrada do Instituto de Sociologia (IS-UP). Coordenadora de várias redes de investigação e projetos. Tem mais de 200 publicações científicas nas áreas da cultura, da música, da juventude e inclusão social.

  • Teresa Sá Marques

    Investigador/a do Projeto

    CEGOT / FLUP

    Geógrafa, Doutorada em Geografia Humana, Professora Associada no Departamento de Geografia da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Desenvolve investigação fundamental e aplicada em várias áreas do planeamento territorial.

  • Ricardo Campos

    Investigador/a do Projeto

    CICS.NOVA

    Investigador integrado (Investigador FCT) no CICS.Nova (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e professor convidado no Mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta).

  • Fátima Matos

    Investigador/a do Projeto

    CEGOT / FLUP

    Doutorada em Geografia Humana e Professora Auxiliar na FLUP. Foi membro da ENHR e da Urban Commission: Urban Challenges in a Complex World da International Geographical Union e professora convidada na School of Planning, College of Design, Architecture, Art and Planning em 2016.

  • Ana Amante

    Investigador/a do Projeto

    CEGOT / FLUP

    Arquiteta, Doutorada em Engenharia Civil – Planeamento do Território e Ambiente. Atualmente Investigadora do CEGOT com interesse nas áreas do Planeamento Urbano e Ordenamento do Território; Segurança Urbana; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Políticas Públicas.

  • Verónica Neves

    Investigador/a do Projeto

    PML

    Técnica superior na Polícia Municipal de Lisboa, Sociologia e Planeamento-ISCTE, Criminologia-Universidade de Portsmouth, RU, Ecologia Humana-FCSH, Universidade Nova de Lisboa. Curso CPTED básico e avançado-EUA.

  • Mónica Diniz

    Investigador/a do Projeto

    PML

    Socióloga e Chefe de Divisão do Núcleo de Prevenção, Segurança e Relações Internacionais da Polícia Municipal da Câmara Municipal de Lisboa. Colabora com as equipas do policiamento comunitário em vários projetos e com diferentes grupos de trabalho.

  • Irina Matijosaitiene

    Investigador/a do Projeto

    KTU

    Doutorada em Ciências da Tecn. e Eng. Ambiental, Prof. Associado da Univ. de Tecnologia de Kaunas e experiente cientista de dados na St Peter's University. Colaborou em vários projetos internacionais sobre crime urbano, qualidade visual e segurança da paisagem rodoviária.

  • Catarina Maia

    Investigador/a do Projeto

    CEGOT / FLUP

    Doutoranda em Geografia na FLUP. Dedica a sua investigação sobretudo às questões do planeamento territorial, com enfoque nos processos de governança e de planeamento colaborativo na conceção de políticas públicas.

  • Susana Januário

    Investigador/a do Projeto

    IS-UP / FLUP

    Licenciada e mestre em Sociologia (Univ. do Porto e de Coimbra). Doutoranda em Sociologia na Faculdade de Letras/Instituto de Sociologia da Univ. do Porto. O seu percurso de investigação enquadra-se no âmbito da Sociologia da arte e da cultura.

  • Sofia Sousa

    Investigador/a do Projeto

    FLUP

    Licenciada e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. No âmbito do Mestrado, realizou uma Dissertação sobre as apropriações e identidades face ao espaço habitado, no Bairro do Cerco do Porto. Bolseira de Investigação.

  • Laura Jota

    Investigador/a do Projeto

    UICCC / ISMAI

    Licenciada em Criminologia e Mestre em Crime, Diferença e Desigualdade. Em 2014, implementou uma plataforma pioneira de prevenção criminal, MapsCrime. É investigadora da Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento.

  • Ana Matos Fernandes

    Artista

    Convidada

    Socióloga, Doutorada em Geografia Humana em Barcelona, é conhecida na música como “Capicua”. Tem lançado vários discos desde 2012, em colaboração com diferentes pessoas e artistas. Paralelamente, está envolvida em vários projetos sociais.


Consultores

  • David Weisburd

    Consultor


    Diretor Executivo do Center for Evidence-Based Crime Policy e Professor na George Mason University (EUA). Recebeu vários prémios pelas suas contribuições na prevenção do crime, incluindo o “August Vollmer Award” em 2017.

  • Tia deNora

    Consultor


    Doutorada em Sociologia e membro do Centro de Sociologia Cultural de Yale (desde 2004). Atuou como Presidente da Rede ESA no âmbito da Sociologia das Artes. Atualmente co-edita a série Routledge sobre Música e Mudança: Perspetivas Ecológicas.

  • Paul van Soomeren

    Consultor


    Fundador da DSP-groep, antigo Diretor da International CPTED Association e diretor da European Designing Out Crime Association. Coordenador do trabalho sobre o Standard Europeu de CPTED (CEN standard 14382-2) e membro da TUD COST Action TU1203–Crime Prevention through Urban Design and Planning.

  • Cândido da Agra

    Consultor


    Professor Emérito e Diretor da FDUP; e Fundador da Escola de Criminologia. Foi laureado com a Medalha de Ouro da cidade do Porto, tendo recebido a Medalha de Mérito do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e o prémio Beaumont-Tocqueville da Association International des Criminologues de Langue Français.

  • Carles Feixa

    Consultor


    Professor na UPF, é co-editor do jornal YOUNG (London/Dehli) e membro do conselho internacional de Nueva Antropologia. Foi conselheiro das Nações Unidas para as políticas de juventude e é Vice-Presidente do Comitê de Pesquisa “Sociology of Youth”, da Associação Internacional de Sociologia.

  • Herbert Schubert

    Consultor


    Professor Associado e Diretor geral do Inst. for Management and Organization in Social Work, Cologne Univ. of Applied Sciences & Leibniz Univ. Hannover.Responsável pelo grupo de investigação “Social/Area/Management”. Membro da TUD COST Action TU1203–Crime Prevention through Urban Design and Planning.